terça-feira, 15 de novembro de 2011

DEPARTAMENTO DE LITURGIA

Devido á alguns problemas estudantis, ficamos um tempinho sem atualizar o blog, porém, agora voltamos com um post sobre outro departamento muito importante do CLJ: o Liturgia.


Para quem não está acostumado ao meio eclesiástico, essa palavra pode acabar soando um pouco estranha, afinal, não é comumente usada fora de Igrejas, porém, é um dos departamentos mais importantes do CLJ (perde para o Cultural, que é o mais legal de todos, embora os bobões da liturgia desconsiderem isso).

E como CLJ também é cultura, vamos a origem da palavra. Liturgia vem do grego λειτουργία e significa "trabalho" ou "serviço público", porém hoje, compreende á celebrações ou atividades religiosas. Portanto, ja deve ter ficado claro que o departamento de liurgia fica responsável pela religiosidade e espiritualidade dentro do grupo.

E como isso é feito? Os colaboradores da liturgia são responsáveis pelas capelas/sacrários e momentos de oração dentro do grupo, são responsáveis de por a evangelização em prática, para que tudo o que é dito em evangelhos e passagens bíblicas não fique apenas em belas palavras dentro de um livro, ou blog. Não, ninguém mata bezerros dentro do CLJ, mas este departamento é responsável por desmistificar um pouco a Bíblia.

E por ultimo, mas não menos importante, também é responsável pela organização da missa do CLJ, geralmente no segundo sábado de cada mês, escolhendo leitores, comentaristas e definindo os cantos. Pode parecer pouco, mas vai dizer que a missa do CLJ, com violões e meia-lua, não é muito menos chata que aquelas em que apenas se ouve órgão e uma única pessoa cantando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário