quarta-feira, 13 de junho de 2012

DIA 09/06

É uma pena, mas nós não conseguimos tirar fotos da última tarde. Para quem não lembra, a tarde foi sobre a Bíblia, com um enfoque sobre os Evangelhos dado pelo Iki em seguida. E aqui vai o Breve resumo.


BÍBLIA
A bíblia (do grego Bíblion) é uma coleção de livros catalogados divinamente inspirados, ou seja, ela foi escrita por homens inspirados por Deus. Ela foi originalmente escrita em três idiomas (aramaico, hebraico e grego). Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, ela não foi escrita por Deus, mas sim, por cerca de 40 pessoas que foram divinamente escolhidas e inspiradas. O período em que a Bíblia foi escrita foi aproximadamente entre 1445a.c. e 450a.c. (Velho Testamento) e 45 e 90d.c. (Novo testamento).

O Antigo Testamento tem 46 livros divididos em quatro grupos de livros: o Pentateuco (5 livros; Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômios), os Livros Históricos (16 livros; Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, I Macabeus, II Macabeus), os Livros Poéticos e Sapienciais (7 livros; Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico) e os Livros Proféticos (18 livros; Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias). O Antigo testamento fala principalmente sobre a criação do mundo, sobre a história do povo de Deus, sobre a profetização da vinda do messias e principalmente, sobre a aliança de Deus com os judeus.

O Novo Testamento é composto por 27 livros, os quais  são o Evangelho de Maarcos, o Evangelho de Mateus, Evangelho de Lucas, Evangelho de João, Atos dos Apóstolos, Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filémon, Hebreus, Epístola de Tiago, Primeira Epístola de Pedro, Segunda Epístola de Pedro, Primeira Epístola de João, Segunda Epístola de João, Terceira Epístola de João, Epístola de Judas e Apocalipse. O Novo testamento fala sobre a vida, as pregações, os milagres, as curas, a morte e a ressurreição de Cristo, sobre a vida dos apóstolos, sobre a criação e os primeiros passos da Igreja Cristão, fundada por São Pedro, sobre a profetização da segunda vinda de Cristo, e acima de tudo, sobre a nova aliança de Deus com os homens.

EVANGELHOS
Do grego Euangelion significa boa-nova, boa mensagem ou boa notícia. Os evangelhos são um gênero único na literatura universal, pois além de contar a história de Jesus Cristo, eles ainda convidam o leitor á participar do Cristianismo. Os evangelhos foram escritos por 4 pessoas: São Marcos, São Mateus, São Lucas e São João.

Evangelho de São Marcos
Marcos escreveu seu evangelho a partir das pregações de São Pedro. A grande preocupação de Marcos era mostrar aos novos cristãos  (convertidos e batizados) que aquele Jesus que os homens não aceitaram, crucificaram e mataram, era também filho de Deus. Marcos percebeu ainda que o povo esperava por um messias guerreiro, que utiliza-se da espada e que derrotasse e matasse aqueles que discordam d'Ele. Isso o decepcionou, porém, ele entendeu que esse era o segredo de Jesus: ele não apenas sofreu e morreu, como um homem comum, mas também ressuscitou, comprovando a sua divindade. Diante disso, Marcos não teve dúvida. No seu evangelho, ele fala sobre a bondade e a divindade de Jesus, narrando muitos fatos importantes da vida de Cristo, destacando sua pregação, as curas e os milagres. Seu símbolo é o Leão.

Evangelho de São Mateus
Mateus foi um dos doze apóstolos. Antes disso, exercia a profissão de cobrador de impostos. Chamava-se Levi. O nome de Mateus lhe foi dado depois que Jesus o chamou para ser apóstolo. Narra no seu evangelho muitos fatos e aspectos já apresentados por Marcos, porém, os apresenta de outra forma. Ele fala sobre o nascimento de Jesus, depois da sua missão, morte e ressurreição. Mateus preocupava-se em mostrar aos Judeus, a comunidade para quem ele escreveu o seu evangelho, que Jesus é mesmo o salvador prometido. Cita muitos textos do antigo testamento, que comprovam que Jesus é o messias anunciado pelos profetas. Seu símbolo é o Anjo com rosto humano.

Evangelho de São Lucas
Lucas não conheceu Jesus. Era pagão (não batizado). Somente escreveu seu evangelho após a sua conversão através da pregação de São Paulo. A partir dai, Lucas acompanhou Paulo em todas as suas viagens missionarias, estando sempre ao seu lado, inclusive nos momentos difíceis, como a prisão de Paulo em Roma. No evangelho de Lucas, encontramos fatos já narrados por Marcos e Mateus, mas com uma linguagem diferente. Só Lucas descreve detalhadamente o nascimento de Jesus, e não só o seu nascimento, mas também indica a sua origem e qual era a sua missão na Terra. Lucas insiste na ternura de Deus com os humildes enquanto os orgulhosos são tratados duramente. Mostra Deus, como um Deus de amor e bondade. A finalidade de seu evangelho é de fortalecer a fé dos novos cristãos, de origem pagã, convertidos á Jesus assim como ele. seu símbolo é o Touro.

Evangelho de São João
João era um pescador irmão de Tiago, sendo que ambos fizeram parte dos dois apóstolos. Como o próprio evangelista diz, João é "aquele que Jesus amava". Ele sempre foi amigo de Jesus e nunca o abandonou, foi o único dos doze apóstolos que permaneceu com Jesus junto a cruz. Foi ai que Jesus pediu a João que cuidasse de Nossa Senhora depois que ele morresse. A preocupação de João, ao escrever seu evangelho, foi mostrar aos cristãos a origem divina de Jesus. Por este motivo, ele lembra, já no início do seu livro, que desde a criação do mundo, Jesus não só estava junto de Deus, mas ele era também Deus. João afirma que foi por amor que Jesus se tornou homem e veio para salvar e dar vida á todos os homens. O símbolo de João é a Águia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário